-
Arquitetos: Perkins&Will
- Área: 700 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Ricardo Bassetti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma laje corporativa de 700 m² situada no Edifício JFL 125, na Av. Rebouças, foi o espaço escolhido para sediar o novo escritório do Superbid Exchange, empresa pioneira em leilões digitais no Brasil, cujo projeto de interiores corporativos ficou a cargo do estúdio Perkins&Will São Paulo. Partindo da premissa de recepcionar clientes e receber colaboradores da empresa remote-first em um único lugar, proporcionando um ambiente estimulante e dinâmico para construir relacionamentos, o time de arquitetura lançou mão de um programa circular de forma a valorizar o contato com a iluminação natural e o ambiente exterior, criando um core central onde foi posicionada uma grande arena.
"Ao mesmo tempo em que representou um desafio de execução, a arena mostrou-se um dos espaços mais vivos do escritório, reforçando a horizontalidade e a efervescência de ideias características do Superbid", explica o arquiteto da Perkins&Will Carlos Andrigo. "Nesse espaço, posicionamos um ticker symbol em que são exibidas notícias do mercado financeiro, algo que nos demandou diversos estudos técnicos, mas também viabilizou a criação de um verdadeiro estúdio. Confluindo tecnologia de ponta e arquitetura, nosso objetivo foi criar um ponto de encontro para receber audições, palestras, treinamentos e reuniões estratégicas, entre outros usos", conclui.
A arena central é circundada por vidros para aproveitar ao máximo a iluminação natural e opera como um organizador do programa: ao adentrar o escritório pela entrada principal, clientes e colaboradores podem desfrutar de um coffee lounge, a partir do qual o programa divide-se em duas zonas, conectadas em anel ao redor da arena. À direita, estão as áreas de recepção de clientes e visitantes, enquanto à esquerda localizam-se as áreas de concentração, com estações de trabalho coletivas, salas de reunião e utilidades para as equipes. Assim, forma-se uma via sem interrupção que estimula o movimento circular, incentivando uma interação ágil e agradável entre diferentes equipes.
A disposição circular do ambiente é também um apelo à sustentabilidade: uma vez que há janelas circundando todo o pavimento, o projeto maximiza a incidência de iluminação natural e privilegia a vista 360º de onde se pode avistar tanto Pinheiros quanto Jardim Paulistano. As salas privativas e de reunião foram posicionadas para permitir a entrada de luz e ganharam aplicação de vidros e espelhos de modo a acentuar a sensação de integração e amplitude.
Nos acabamentos, a abordagem minimalista e sofisticada conferiu destaque aos detalhes coloridos em tom magenta, parte da identidade da marca Superbid. A aplicação de madeira no mobiliário, proporcionando acolhimento e aconchego, foi combinada aos tons neutros, predominantes nas estruturas aparentes, piso vinílico e forros acústicos do pavimento.